O QUE É?

Saravá, nossa banda! A terceira edição do Território Baixada chega devagarinho, pisando nesse chão com talento para apresentar uma programação lindona, através do mundo virtual, considerando as novas configurações impostas pela pandemia do Covid-19. 

Todo o projeto oferece acesso inteiramente gratuito e convoca todo o público interessado no universo fantástico da nossa cultura tradicional e popular a mergulhar com a gente nesse ciclo de tantas conversas, ideias, partilhas e inspirações para a reinvenção desse – e de outros mundos – porque esse aqui já deu, certo?

Curumins, jovens, adultos e anciãos, povos de terreiro, povos indígenas, trabalhadores do encantamento, dos ebós, criadores de outras realidades, pontos de cultura, estudantes, professores, mestras e mestres, pesquisadores, artistas, capoeiristas! Venham!

O projeto será transmitido pelo canal no YouTube. Para acompanhar os painéis de debate, as intervenções artísticas e os doc.curtas, basta acessar o canal e não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro para assistir. Já as oficinas, que serão ministradas ao vivo pela plataforma Zoom, terão inscrições prévias e vagas limitadas.   

Nas duas edições anteriores, em 2014 e 2015, os diálogos tinham como objetivo trazer à tona a reflexão, a gestão e a produção dos processos artísticos da região por meio da participação de gestores, produtores culturais e artistas experientes e com realizações de relevância para a geografia simbólica, econômica e política do território. Na versão de 2021 os três dias de programação serão voltados aos saberes e às culturas tradicionais a partir do tema ”Eu reinvento outros mundos”. 

Lideranças espirituais, artistas populares, pesquisadores, entre outros agentes representativos das nossas ancestralidades indígenas e africanas, cujas trajetórias, de incansáveis lutas, escreveram uma história da Baixada Fluminense que a gente não acessa com facilidade: é necessário essa escavação das memórias, não só para enxergarmos o ontem, mas sobretudo insistir no hoje mirando os novos mundos que somos capazes de erguer a partir de nossas heranças – espirituais, históricas, ancestrais, culturais. Um elogio às origens. 

É a esse imenso legado que pedimos a bença e humildemente apresentamos essa edição do Território Baixada celebrando as poéticas, as belezas, as sabedorias, as riquezas dos donos desse território, desde sempre! Viva a cultura tradicional da nossa Baixada, do Brasil de verdade, da gente simples e iluminada que pede passagem na invenção, na ginga, na raça e na raiva que insiste no direito à vida em sua versão mais pulsante e digna. 

 Sejam bem-vindes!

Share This