artistas criadores

Dani Francisco

Mulher e mãe de 2. Nos últimos 17 anos criou e desenvolveu inúmeros projetos autorais e coinventou em rede processos em que a cultura, a criatividade e a educação eram vetores de transformação do mundo. Em 2008 empreendeu a Terreiro de Ideias: Arte, Comunicação, Cultura voltada para processos estético-culturais, pioneira na Baixada Fluminense. Em 2015 co-fundou o Gomeia Galpão Criativo também nesse território. É docente no MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, na FGV|RJ. Nos dias atuais se debruça em inventar um novo trabalho aliado a práticas de autoconhecimento e diversas tecnologias sociais, com forte inspiração na cultura popular brasileira. Oferta consultorias e mentorias nos campos da Economia Criativa e de Redes Colaborativas. É jornalista pela UFJF e mestre em Educação pela UERJ.

Priscila Bispo

Jornalista com experiência em produção de rádio, assessoria de imprensa e divulgação de projetos (culturais, terceiro setor, entretenimento, moda alternativa e corporativos). Passagens por órgãos públicos, assessorias e agências de comunicação do Rio de Janeiro. Participou e|ou coordenou a assessoria de imprensa – já respondendo pela Trella – de projetos culturais, eventos e iniciativas empreendedoras como a Feira Crespa; o Afoxé Filhos de Gandhi-Rio; os documentários ‘Nossos Mortos Têm Voz’, ‘Hundangbenan – O Ninho da Serpente’ e ‘Armanda’; e das turnês da banda de choro franco-brasileira ‘Zé Boiadé’ no Brasil. Trella é uma empresa, por essência, jovem, dinâmica, versátil e empreendedora, atendendo no Rio e na Baixada Fluminense. Priscila também é idealizadora e diretora geral da websérie ‘Lugar de Parir’ e articuladora|realizadora no projeto Iniciativa Materna.

Mazé Mixo

Com 15 anos de experiência como fotojornalista na Baixada Fluminense, Mazé Mixo está em transição para o audiovisual. Em 2019 se formou na primeira turma do curso de direção cinematográfica do Polo audiovisual Ponto Cine, onde estreou como roteirista e diretor de um curta de ficção (“Abeni”, 2020).

Filmografia:

  • Hundangbenã – o ninho da serpente (2014, documentário. Filme de um homem só);
  • Lugar de Parir (2020, documentário. Direção, fotografia e montagem);
  • Abeni (2020, curta ficção. Roteiro, direção, direção de fotografia e montagem);
  • Sabotagem (2020, curta ficção. Assistência de fotografia);
  • Marta (2020, curta ficção. Assistência de fotografia);
  • @predioposto13 Meu nome é União (em produção. Direção de fotografia).

Monseyrrá Batista

Artista indígena de ascendência Botokudos, nativo da Serra do Cipó, em Minas Gerais. Livre-pensador espiritualista, designer gráfico, artista plástico, caricaturista. Na área ambiental é consultor e guia de ecoturismo na Serra do Cipó. Atuou ao lado de Ailton Krenak na organização do Festival de Dança e Cultura Indígena Taru Andek, em 2002. Participou da criação do Parque Ecológico Lagoa do Nado e no projeto Arena da Cultura, em Belo Horizonte. Suas poesias, charges e poemas são publicados em antologias, sites e revistas especializadas no Brasil e em Portugal. Pesquisa e escreve sobre ancestralidade indígena e filosofia, além de participar do Movimento Indigenista em defesa dos direitos e demais causas indígenas. Em 2021, apresenta suas obras na Bienal Européia que acontece na Finlândia, pela AVA Galeria de Artes; no Espaço dos Correios do Rio de Janeiro; na Mbay de Embú das Artes|SP, e no Museu Vivo do São Bento, em Duque de Caxias|RJ.

Jon Thomaz

Artista visual, artesão e light designer, fundador da Artefatos Luminosos, um estúdio e ateliê de iluminação artística e produção de luminárias artesanais. Cria de São João de Meriti, Baixada Fluminense, é graduado em Fotografia pela UNESA; formado em Iluminação Cênica pela Spectaculu – Escola de Arte & Tecnologia e CTAC Funarte; e em Cinema & Audiovisual pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Cinema Nosso, Cufa e Afroreggae. As Artes Cênicas, Cinema, Artes Visuais e Mídias Imersivas são seus principais campos de atuação. Também atua como colaborador técnico em coletivos e ações culturais na Baixada Fluminense e Rio de Janeiro. Atualmente integra as redes GatoMÍDIA, Frente Teatro RJ e Baixada Filma!

Laís Dantas

Diretora, diretora de fotografia e montadora. Estudou Fotografia na EAV Parque Lage e Audiovisual com o coletivo Mate com Angu. É realizadora no Canal Plá, onde lançou em 2019 um média doc como diretora e diretora de fotografia, em parceria com José Alsanne, chamado NuFlow. Atuou em projetos voltados para mídia digital no Casseta e Planeta, Ibeu, Instituto Marielle Franco e ONG Criola. Como diretora já assinou projetos no Canal Brasil, Instagram, Porta dos Fundos e Quebrando o Tabu. Assinou a direção de fotografia do curta “A Mulher do Fim do Mundo”, dirigido por Geo Abreu, do mini-doc “Respeita Nosso Sagrado”, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa (Quiproco Filmes), e do clipe “Pacto”, da rapper Eufena.

Luandeh Chagas

Nascida e criada em Nova Iguaçu, atua na vida cultural da Baixada Fluminense desde 2016. Graduanda do Bacharelado em Produção Cultural pelo IFRJ – Campus Nilópolis. Produtora executiva e diretora de projetos audiovisuais. Possui também atuação em assistência de produção de eventos, gestão e elaboração de projetos. Atualmente tem trabalhos voltados para direção de curtas ficcionais e documentários. Co-diretora do curta universitário ficcional Francisca, lançado a partir do edital Elipse para Curtas Universitários no ano de 2018. Atuou como proponente e produtora da última edição do projeto Cineclube Buraco do Getúlio, contemplado no Edital Emergencial de Retomada Cultural da Lei Aldir Blanc.

Marcos Serra

Ator, diretor teatral, professor de Artes Cênicas nas redes municipal e estadual de Educação do Rio de Janeiro, bem como professor universitário atuando na pós-graduação do LEAFRO-UFRRJ (Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFRRJ – campus Nova Iguaçu) e na pós-graduação em Educação para as Relações Étnico-Raciais da Universidade Castelo Branco – campus Realengo|RJ). Formado em Artes Cênicas pela UNIRIO, sendo pesquisador de Iniciação Científica no Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA). Mestre e Doutor em Educação pela UERJ. Membro do grupo de pesquisa Kekéré (ProPEd/UERJ). No Teatro, iniciou sua carreira em Nova Iguaçu participando de diversos grupos teatrais. Atuou no Rio de Janeiro, na Colômbia (2008 e 2010), em Berlim (2016), em Fortaleza, entre outros.

Fabio de Souza

Cenógrafo e diretor de arte, já criou para shows, clipes e capas de discos de artistas como Erasmo Carlos, Geraldo Azevedo, Orquestra Imperial, Mariene de Castro, Zé Renato, entre outres;
Produtor cultural com 16 anos de experiência como tour manager de diversos artistas e bandas, também acumula passagens pela produção executiva do Circo Voador e pela curadoria musical do Teatro Solar de Botafogo.

Luciane Barbosa

Pedagoga pela FEBF|UERJ e Mestre em Patrimônio, Cultura e Sociedade pelo PPGPACS – IM|UFRRJ. Membro do Icomos-Brasil, Secretária Executiva do Comitê Científico Nacional do Patrimônio Cultural Imaterial do Icomos-Brasil. Atua desde 2008 na área da Memória e do Patrimônio Cultural com ênfase em políticas públicas para a salvaguarda do patrimônio cultural. Possui experiência em estratégias de mobilização e articulação (comunidades tradicionais, detentores do PCI e poder público) no desenvolvimento e acompanhamento de ações de identificação, inventário, registro, tombamento e planos de salvaguarda.

Roger Hitz

Editor e diretor de cinema. É fundador do Canal de Youtube TV Hitz. Dirigiu os documentários independentes “O Concerto da Volta” e “Bareta – O Último Vaqueiro do Sertão de Belford Roxo”. Em 2020 realizou a direção e a montagem do documentário musical “Sons da Inconfidência” em parceria com a ALERJ. Em 2021 realizou a direção e a montagem do documentário “Bem Pra Cá do Fim do Mundo”, e no mesmo ano dirigiu e editou a web série musical “Terça do Compositor”, ambos financiados com recursos da Lei Aldir Blanc.

Victor Bruno

Tem participação ativa na cena musical intergaláctica desde 2006, quando tocava contra-baixo na excêntrica banda “A Cidade de Duque de Caxias”. Ao longo desses 15 anos sua musicalidade vem se expandindo e isso o levou a estudar saxofone tenor em projetos como a Escola Portátil de Música e com mentores como Glaucus Linx. Como saxofonista, participou de projetos com as bandas “Tree” e “Zé Bigode Orquestra”. Em 2017 fundou o projeto Barracão que desenvolve diversas atividades em torno da Música. A partir do Barracão assina a trilha sonora de filmes como Cascudos, de Igor Barradas e BARETA, de Roger Hitz.

Ana Kariri

Professora e arte-educadora, pertencente ao povo Kariri – Paraíba. Atualmente trabalha no Museu do Índio e cursa licenciatura Intercultural Indígena pela Faculdade do Amapá. Integra o Conselho de Cultura de Duque de Caxias, é oficineira do Projeto Redes de Museus e integra o Coletivo Indígena Nacional Tuxáua. Recebeu o prêmio Arte em Movimento – MMMR (Movimento Mundial Mulheres Reais) sendo reconhecida pela luta na arte e na poesia de resistência indígena.

Ana Valéria Gonçalves

Moradora de Duque de Caxias, fotógrafa formada pelo Senac, jornalista graduada pela Unisuam e pós-graduanda em fotografia e gestão de projetos na FacuMinas. Especialista em registros de espaços religiosos de matriz africana e ensaios externos, colabora na Comunicação da Associação das Escolas de Sambas Mirins do Rio de Janeiro – AESMRIO, através do veículo Cartilha do Samba.

Kariny Costah

Formada em Artes Cênicas e Dança em 2009. Atuou como Gestora de Projetos para a ONG Cieds e atuou no projeto Bairro Educador. Costurou seus conhecimentos e decidiu encarar o mundo da Comunicação Social em 2015. Apaixonada por Antropologia e contextos sociais e culturais, iniciou seus trabalhos como Social Media em 2019. Aprendiz do mundo holístico e participante dos mistérios do planeta.

Renato Raxta

Graduando em Filosofia pela UERJ. Estudou técnicas de sonorização pela IATEC e mixagem, masterização e produção na escola AFROREGGAE. Atuou como técnico de PA (public address) e monitoramento no estúdio Jam House durante 4 anos, assistente técnico no estúdio do Grupo Molejo e operador em diversas casas de show no Rio de Janeiro. Além disso, integra como vocalista a banda NDR Hard Core e é atuante na cena do Rap com projeto solo.

Anny Caroline

É co-criadora do Voz da Baixada, coletivo de mídia comunitária na Baixada Fluminense. Pedagoga por profissão e amante das palavras por diversão. Gosta de conversar olhando no olho e sentir a vida como brisa. Sagitariana serelepe com fé nos propósitos.

Dona Albuquerque

Atriz, cantora e palhaça. Iniciou sua carreira como cantora na igreja, escola e por fim no teatro (onde percebeu o amor pela Arte). Estuda Teatro – Escola Estadual Martins Penna e acredita que música e teatro estão conectados.

Raul Guilherme

Guitarrista da banda Uns e Outros e New Day Rising, vem se destacando no cenário independente com o selo Broken Bed Records. Atualmente é produtor residente do Estúdio Barracão.

Thiago Venturotti

Artista gráfico e designer de atuação, publicitário “deformação”. Utiliza as referências da cultura urbana e popular como alimento para o pensamento crítico e criativo. Apaixonado por processos de impressão de baixo custo e impacto ambiental reduzido.

Herbert Cardoso | Jomboh

Editor de Vídeo, fotógrafo e videomaker residente da Baixada Fluminense. É um dos fundadores da Pureza Produções, realizando videoclipes de diversos artistas da BXD. E sendo um apaixonado pelo Audiovisual, sempre acreditou que esse é o melhor meio de expressar tudo o que sente e movimentar o que pensa.

Marize Para Reté

Marize Guarani. Professora de História da rede municipal de Duque de Caxias. Doutoranda em Educação pela UFF. Presidente da Associação Indígena Aldeia Maracanã. Coordenadora do Instituto dos Saberes dos Povos Originários – Aldeia Jacutinga e conselheira do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas do Rio de Janeiro.

Nielson Rosa Bezerra

Doutor em História pela UFF; pós-doutor Banting Fellowship pela York University, Canadá. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias (PPGECC/UERJ). Diretor de Pesquisa do Museu Vivo do São Bento e coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão A Cor da Baixada.

Thiago Ribeiro

Professor de Geografia formado pela UERJ, pós-graduando em Educação e Tecnologia pela UFSCAR e Web-design autodidata, tendo atuado como freelancer na criação de aplicativos mobile e website, para instituições de diferentes segmentos, entre eles, do ramo da educação, cultura e jornalismo.

Laryssa Ramos

É designer gráfico. Estudou Publicidade e Propaganda e, atualmente, cursa especialização em Designer Gráfico pela Miami ad School Brasil. Sua atuação se dá, principalmente, no terceiro setor, atuando nos dias atuais como Designer Pleno no Instituto Update. É sócia-fundadora do Estúdio Criativo Casa 4.

Lucas Ferreira | Kurumi

Artista visual, grafista e musicista. Começou a atuar em produção cultural através da escola de música Barracão, em Duque de Caxias. Trabalha com colagens digitais que expressam uma linguagem decolonial e, atualmente, é estagiário em produções audiovisuais da TvHitz.

Silmara Leandro

Uma Produtora Executiva que se descobriu na culinária ancestral sua vocação de alma, criou a familiar @Paopaobolobolo com o amor de sua vida e seus filhos.
Cria os caterings de forma individualizada e afetiva, sua especialidade os pães de fermentação natural.
Share This