Idealizado pela Terreiro de Ideias: Arte, Comunicação, Cultura, Território Baixada em sua primeira edição, apresentou um panorama luxuoso da criação e da produção cultural da região através da trajetória de diferentes grupos, artistas e produtores cujas realizações são de relevância para as políticas culturais e para a cena criativa da Baixada Fluminense. Essa edição contou ainda com a realização do Sesi Cultural e apoio do Delírio do Sabor.
A exposição afetiva Percursos da Resistência: TV Maxambomba, Imaginário Periférico e Desmaio Públiko homenageou as trajetórias desses grupos através de imagens, obras e objetos pessoais dos artistas, celebrando o 30 de abril, o Dia da Baixada Fluminense, marcando a abertura do projeto. Em sequência reuniu, no primeiro debate, Mapa-Mundi Daqui: Rotas que Inspiram, integrantes que contaram suas singularidades, desafios e guerrilhas em comum.
Mauro Costa, professor e pesquisador da Febf/UERJ, mediou o papo e ao final, Ronald Duarte levou o público pra rua e realizou sua intervenção Mandala.